JavaScript não suportado

 

Bezerro fruto de pesquisa científica nasce no primeiro dia de evento na UFRPE

Eis que, no raiar do primeiro dia, iniciando a 77ª Reunião Anual da SBPC, nasceu um bezerro na UFRPE, fruto da pesquisa científica!

Eram 6h30 da manhã da segunda-feira (14) quando Valentina deu à luz seu primeiro filhote, um embrião produzido in vitro a partir da pesquisa de doutorado de Rafael Artur da Silva Junior, com o título: “Avaliando os efeitos das proteínas anticongelantes na viabilidade de embriões bovinos produzidos in vitro vitrificados”, com auxílio de Raquel Dessenzi, estudante do curso de Medicina Veterinária e bolsista PIBIC.

O nascimento estava previsto para ocorrer na semana passada, mas o filhote “escolheu o dia do evento para nascer”, afirmam os envolvidos na pesquisa. O estudo começou em 2022, com o congelamento do embrião, vitrificado com Cryotop e proteína anticongelante tipo 3 (AFP tipo 3) e a gestação foi um sucesso. “O filhote nasceu saudável, grande e forte!”, celebra Raquel.

O experimento com a proteína é inédito na UFRPE e representa um avanço no melhoramento genético animal, aumentando a sustentabilidade na pecuária.
Nosso pequeno fruto da ciência agora precisa de um nome e você pode nos ajudar nessa escolha!