Publicação faz parte de projeto aprovado pelo Funcultura-PE e traz experiências vivenciadas durante residência artística no município de Bonito, no Agreste do estado.
Fruto de um processo de vivência, pesquisa e construção coletiva desenvolvido com famílias agricultoras vinculadas à Associação Vida Agroecológica de Bonito, no Agreste pernambucano, a cartilha do projeto “[Em]Transição: Pesquisa Cultural em Fotografia e Agroecologia” terá seu lançamento na próxima sexta-feira (25), às 10h, durante a programação do 12° Seminário de Agroecologia e Desenvolvimento Territorial, que acontece na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Para participar, basta se inscrever gratuitamente através do link: https://participa.ufrpe.br/evento/6.
O projeto é resultado de uma residência fotográfica que documentou parte do processo de transição agroecológica que acontece desde o ano de 2009 no município, com base no estudo da tese “AÇÃO COLETIVA E AGROECOLOGIA: os caminhos da mobilização social para construção de uma política pública municipal em Bonito/PE”, do Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial da UFRPE, que acabou por culminar na elaboração do Plano Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica do território. “
Acreditamos na agroecologia como ciência da vida. Entendemos a transição agroecológica como filosofia, um processo coletivo contínuo, de mudança cultural nas atitudes cotidianas e nos hábitos alimentares, no cuidado com a natureza e na relação de respeito e construção de conhecimentos com as populações dos territórios”, pontua Paulo Santana, que desenvolveu seu doutorado na região. “Foi através da observação do cotidiano dessas famílias agricultoras e de suas relações com a terra que o projeto conseguiu colher as tantas escritas imagéticas possíveis através da linguagem experimental”, conclui.
O projeto contou com oficinas de fotografia em Antotipia e Fototipia, ministradas pelos fotógrafos Danilo Galvão e Roberta Guimarães, pelo pesquisador Paulo Santana, pela agricultora Fábia Moura e pela produtora Lara Bione. Durante a pesquisa, que foi realizada por meio de um edital do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura-PE), foram catalogadas uma diversidade de vegetais possíveis de se imprimir imagens fotográficas e alcançar cores, através da utilização de folhas, frutos e cascas, comuns na sabedoria popular.
Seminário - O 12° Seminário de Agroecologia e Desenvolvimento Territorial será realizado entre os dias 24 e 26 de julho de 2025 na Sala de Seminários do Centro de Extensão e Cultura da UFRPE. A inscrição é gratuita e pode ser feita através do link: https://participa.ufrpe.br/evento/6.
Serviço Lançamento da Cartilha “[EM] Transição – Pesquisa Cultural em Fotografia e Agroecologia” Quando: Sexta-feira (25 de julho), às 10h Onde: Sala de Seminários do Centro de Extensão e Cultura da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos, Recife - PE
Inscrições gratuitas em: https://participa.ufrpe.br/evento/6
Informações: www.instagram.com/seadet_ppgadt