Uma dezena de cooperativas de recicláveis de Recife se reunirá dias 17, 18 e 19 de setembro próximos para uma jornada que vai muito além do conhecimento sobre esses materiais: será uma verdadeira imersão no universo dos resíduos eletroeletrônicos e no poder transformador da reciclagem consciente.
Trata-se do curso Educação para a Destinação Socioambiental de Resíduos Eletroeletrônicos, que terá lugar na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e busca capacitar catadores sobre a diversidade de componentes contidos nos equipamentos eletrônicos e a necessidade de manejá-los corretamente.
A adequada separação de itens como placa-mãe, processador, memória RAM, fontes de energia e ventoinha, entre outros, é importante para obter melhor preço de venda do que se vendidos como sucata. Mas os cuidados com a saúde humana e o meio ambiente também são pontos fortes do curso, já que elementos como chumbo, cromo e mercúrio carregam alta toxicidade.
Conhecimento e reflexão
Promovido pelo Projeto ReciclaON — iniciativa do Instituto Gea – Ética e Meio Ambiente, com apoio do Fundo Socioambiental da Caixa —, o curso combina teoria, prática e reflexão. Com suporte técnico da USP-Universidade de São Paulo, por meio do Laboratório de Sustentabilidade-LASSU, os participantes aprenderão a identificar categorias de equipamentos, entender seus riscos e desmontá-los com técnica e segurança.
O curso marca a passagem do ReciclaON pela 9ª Capital brasileira, com a meta de alcançar todas as 27 unidades da Federação até 2027. A proposta é transformar cooperativas em protagonistas da economia circular, qualificando-as para atuar com resíduos eletrônicos de forma rentável e segura.
Entre as cooperativas de catadores que serão acolhidos na UFRPE estarão Coocares, Cooprecicla Torre, Cooreplast, Cooperativa Resgatando Vidas, Palha de Arroz, Gusmão, Cooperativa José Cardoso, Coopmare Curcurana e Coopmare Sitio Capina.