JavaScript não suportado

 

Lançamento de coletânea provoca reflexões sobre desafios da comunicação, do consumo e da qualidade de vida

Uma das grandes contribuições da 77ª Reunião Anual da SBPC é a oportunidade de trazer visibilidade a obras literárias produzidas no âmbito das instituições de ensino e pesquisa. Um desses momentos, na programação da SBPC Mulher, foi o lançamento da coletânea Comunicação, Consumo e Envelhecimento: desafios para qualidade de vida, organizado por Joseana Maria Saraiva, Giuseppa Maria Daniel Spenillo e Iêda Litwak de Andrade Cezar.

O evento ocorreu na quarta-feira (16), trazendo à tona debate e reflexões sobre um tema de grande relevância para a sociedade.

A coletânea é uma das primeiras que tem como objetivo tratar dos desafios da comunicação, do consumo e da qualidade de vida, a partir da análise dos fatores ou aspectos que influenciam essas condições, particularmente, no processo de envelhecimento. A opção pelo tema deriva de estudos anteriormente realizados pelas organizadoras da obra, a considerar, especialmente, os resultados da pesquisa – Padrão de consumo, envelhecimento populacional e impacto na qualidade de vida de idosos/as de classes sociais distintas – realizada no período de 2022 a 20225 através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq.

A abordagem recai em analisar a percepção dos/as idosos/as acerca do padrão de consumo no que se refere aos seus hábitos, preferências e comportamentos na hora da compra de produtos de beleza; vestuário, calçados, acessórios e moda; serviços de saúde e alimentação; atividades de condicionamento físico e aqueles relacionados diretamente com as tecnologias da informação e da comunicação. Mais, especificamente, em relação as mudanças e como essas tem impactos seu cotidiano, bem-estar, independência, autonomia e os fatores se interpõem a qualidade de vida no processo de envelhecimento. Assim, as investigações centram suas análises no ponto de vista do sujeito, reconhece o valor de suas experiências e demandas individuais e efetivas.

ORGANIZADORAS
Joseana Maria Saraiva: Profa. Doutora em Serviço Social - (UFPE). Mestra em Nutrição (UFPE). Especialista em Metodologia da Pesquisa (UFC). Bacharela e Licenciada em Economia Doméstica (UFC). Professora Associada IV do Departamento de Ciências do Consumo (UFRPE). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas para Infância e Adolescência (NEPIAD/UFRPE). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Consumo, Envelhecimento e Qualidade de Vida (NEPECQV/UFRPE). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Políticas Sociais e Direitos Sociais do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (UFPE). joseana.marias@ufrpe.br.

Giuseppa Maria Daniel Spenillo: Profa. Doutora em Ciências Sociais (CPDA/UFRRJ). Ex-bolsista CAPES. Mestra em Administração Rural e Comunicação Rural (UFRPE). Ex-bolsista CAPES. Bacharela em Comunicação Social - Jornalismo (PUC-Rio). Professora Associada no Departamento de Ciências Sociais (UFRPE). Coordenadora da Pós Graduação em Ciências Sociais (PPGCS/UFRPE). giuseppa.spenillo@ufrpe.br

Iêda Litwak de Andrade Cezar: Doutora em Comunicação Social (UMESP). Ex-Bolsista (PROSUC/CAPES/UMESP). Mestra em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (POSMEX/UFRPE). Ex-Bolsista (CNPq/MEC/UFRPE). Especialista em Educação a Distância (UFF). Bacharela e Licenciada em Economia Doméstica (UFRPE). Ex-Bolsista (PROExC/UFRPE). Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas para a Infância e Adolescência (NEPIAD/UFRPE). Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Consumo, Envelhecimento e Qualidade de Vida (NEPECQV/UFRPE). Pesquisadora da Rede FolkCom. iedalitwak@gmail.com