JavaScript não suportado

 

Professor português José Pacheco realiza formação docente na UFRPE

Professor Português José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte, irá realizar Formação Docente para comunidade da UFRPE em 06/10 (segunda-feira).

Público-alvo: Docentes e discentes dos cursos de Licenciatura em pedagogia e demais licenciaturas da comunidade da UFRPE.
Vagas: 170 Vagas
Local: Auditório andar térreo do CEAGRI 2- UFRPE SEDE
Cronograma do evento:

• 8:00 às 8:30 Recepção dos inscritos e Abertura do evento
• 8:30 às 10:30 Conferência
• 10:30 às 11:00 Arguições ao conferencista

José Francisco de Almeida Pacheco, é um educador, antropólogo e pedagogista, e grande dinamizador da gestão democrática na Educação. Foi eletricista, estudou engenharia e mudou-se para o Ensino. Foi professor primário e universitário. É um crítico do sistema
tradicional de ensino. Para ele, a aula tradicional é um sistema obsoleto de reprodução de conteúdo que deixa a desejar naquilo que é o mais importante objetivo educacional: a humanização do indivíduo.

Especialista em Leitura e Escrita, mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Coordenou o projeto “Fazer a Ponte”, desde 1976 a 2004, realizado na Escola da Ponte, da qual é idealizador, instituição que se projetou internacionalmente pelo projeto educativo baseado na autonomia dos estudantes.
Foi membro do Conselho Nacional de Educação de Portugal, coordenador do “Educação para Todos” projeto de 2001/2004, desenvolvido pelo Instituto Paulo Freire. Em 2007, deslocou-se para o Brasil, a convite do professor Rubem Alves.
Foi investigador do IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, no Projeto Brasília 2060 – Plano Estratégico para a uma Cidade Sustentável, onde desenvolveu pesquisa na área da Educação. No Ministério da Educação do Brasil integrou o Grupo de Trabalho de Inovação e Criatividade da Educação Básica.

Participa na Rede de Inovação e Criatividade da Educação do Sesc Nacional atuando nos grupos de trabalho de Formação e Avaliação. É autor de livros e de diversos artigos sobre educação, definindo-se como "um louco com noções de prática".
Defende uma escola sem turmas, sem ciclos, sem testes ou exames, sem reprovações, sem campainhas. Em meados de 2017 era já indutor de mais de 100 projetos para uma nova Educação no Brasil e colaborador voluntário de projetos escolares, que segue o mesmo método de ensino da “Escola da Ponte”. Uma escola liceal sem séries, sem prova, sem “aula” e focada na autonomia e protagonismo do aluno que ele próprio tinha sido aí o mentor, nos anos 70, no Norte de Portugal. Hoje protagoniza, para o ensino dos jovens e até da sociedade em geral, as chamadas "Comunidades de Aprendizagem".

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pelo preenchimento e envio do formulário encontrado em anexo abaixo, e está liberada apenas para docentes e discentes da UFRPE.
ANEXOS:
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeC6Z-OZ2-J8PfD2adaAZ0FaQ36rXO6...

Fique por dentro de tudo!
As novidades e atualizações estão sendo compartilhadas no Instagram: [@bioquimicaparavida].
Siga para não perder nada!
Qualquer dúvida entrar em contato pelo e-mail: rosangela.araujo@ufrpe.br