JavaScript não suportado

 

Programação diversificada movimenta mês de comemoração dos 113 anos dos primeiros cursos da UFRPE

A UFRPE celebra, no mês de novembro, os 113 anos de fundação dos seus primeiros cursos. A programação do aniversário teve início no dia 2 de novembro, com a tradicional Missa no Mosteiro de São Bento, em alusão à criação dos cursos de Medicina Veterinária e Agricultura por monges beneditinos, em Olinda-PE.

Ao longo da semana, foi realizada solenidade de entrega de medalhas e diplomas de Honra ao Mérito aos servidores e servidoras aposentados(as), cerimônia com as comissões que participaram da organização da 77ª Reunião da SBPC e evento de lançamento de livros e da primeira coletânea de artigos dos técnicos em educação movimentará, todos no Salão Nobre.

No dia 10/11, no mesmo local, haverá a solenidade de concessão de título Dr(a) Honoris Causa a Valmar Corrêa de Andrade, ex-reitor da UFRPE, Hildete Pereira de Melo, docente da UFF e ao mestre de frevo, Hugo Martins Silva. No dia 14/11 o título será conferido ao cantor Assisão, na UAST.

Já a Corrida e Caminhada UFRPE acontecerá no dia 12/11, e as celebrações encerram no dia 25/11, com a entrega do título de Mérito Cultural a artistas.

A Universidade Federal Rural de Pernambuco tem sua origem no dia 3 de novembro de 1912, quando um grupo de monges beneditinos uniu esforços para realizar o sonho de investir na educação superior voltada ao campo. Naquele dia, Dom Plácido de Oliveira, Dom Bento Pickel, Dom Pedro Bandeira de Melo e Dom Agostinho Ikas, liderados por Dom Pedro Roeser, então Abade do Mosteiro de São Bento, criaram as Escolas Superiores de Agricultura e Medicina Veterinária São Bento. 

Os Beneditinos comandaram as atividades até 1936, época da Estatização da Escola Superior de Agronomia São Bento, uma vez que a Escola Superior de Medicina Veterinária (localizada em Olinda) havia encerrado suas atividades em 1926. A partir de 1936 com a Estatização, a Escola recebeu uma nova denominação: Escola Superior de Agricultura de Pernambuco (ESAP). Em 1938, houve a transferência da ESAP do Engenho São Bento para o Bairro de Dois Irmãos, no Recife, onde até os dias atuais está localizado seu Campus-Sede.

A partir de 1947, a Escola ganhou o status de Universidade e passou a chamar-se Universidade Rural de Pernambuco (URP), incorporando as Escolas Superiores de Agricultura, Medicina Veterinária, a Escola Agrotécnica de São Lourenço da Mata e o Curso de Magistério de Economia Doméstica. Finalmente, em 04 de julho de 1955, através da Lei Federal nº 2.524, a Universidade foi federalizada, passando a fazer parte do Sistema Federal de Ensino Agrícola Superior. No ano de 1967, com o Decreto Federal nº 60.731, passou a denominar-se Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), subordinada ao Ministério da Educação e Cultura.

Hoje considerada uma das mais importantes instituições de educação superior nas Ciências Agrárias e Medicina Veterinária no País, a Federal Rural comemora mais de um século de conquistas também em outras áreas, estendendo sua excelência em ensino, pesquisa e extensão para as ciências humanas e sociais, engenharias, saúde, educação, tecnologia da informação, gastronomia, entre outros setores do conhecimento.

CONFIRA AS FOTOS DOS EVENTOS
Entrega de certificados SBPC:
https://drive.google.com/drive/folders/1y6D51i55U4Miwwk6BGC-YJlo__MZIbWw...

Entrega de diplomas e medalhas.
https://drive.google.com/drive/folders/1e5ueiF4ZKo8MMl8jgDSa76Nu5F5EjWYG...